terça-feira, 10 de julho de 2012

Meta 15 - Organizar a “minha roda da vida” - Parte 1

Outro dia conversando com minha psicóloga sobre como estava me sentindo em diversos aspectos da minha vida ela me explicou sobre a Roda da Vida.

Quando eu resolvi participar desse Projeto de 101 coisas em 1001 dias, eu estava procurando uma forma de resolver meus problemas... e para fazer essas 101 metas eu me baseie na tal Roda q a Dra Laura tinha me falado..

Mas afinal o que é a roda da vida? (Eu ainda estou aprendendo, mas posso tentar resumir...)

A roda da Vida é nada mais simples que todas as áreas que estão associadas e ligadas a sua vida direta ou indiretamente...Podemos estabelecer um parâmetros de metas de acordo com cada área que precisa ser melhorada ou desenvolvida.

Ou seja:

- Ambiente Físico: O lugar onde vc vive, onde vc trabalha
- Saúde: Física e Emocional
- Carreira: Em que quero trabalhar
- Desenvolvimento Pessoal: Sonhos, desejos
- Relacionamentos: Familiar, Amoroso, Amigos
- Espiritualidade: Não precisa ser religioso
- Dinheiro: Nossas finanças
- Divertimento e lazer: Momento de relaxar


Roda da Vida Ideal - Equilibrada

Segundo ela, a Roda da Vida precisa estar equilibrada para a gente viver em harmonia.
Não tem como a gente estar com a carreira profissional em 100 % e os relacionamentos em 20%, não fica harmônico.

E como podemos conseguir isso?

Bom, primeiro a gente precisa identificar, entrar em reunião consigo mesmo para saber realmente de 0 a 100% como está cada área da sua vida, o que vc precisa melhorar, o que vc quer mudar, o que deseja realizar...

Ter foco é fundamental, selecionar as áreas que estão mais necessitadas de atenção tb é legal, o importante é vc fazer algo para equilibrar sua roda da vida.



E tendo exatamente este foco eu decidi que vou trabalhar agora com a minha Roda da Área da minha Saúde que no momento é a mais necessitada, afinal ela é a base para alcançar todo o resto:




Saúde Física - 25% - Ando muito doente, qq gripe me derruba, muitas dores de cabeça, TPM constante, Visão não está boa, as alergias q vira e mexe aparecem, a obesidade

Saúde Emocional - 25% - Ando muito estressada, sinto muitas dores pelo corpo, auto-estima baixa, não consigo relaxar, ando com um pouco de insônia, impaciente, ansiosa ao extremo, cansada, irritada

Mas vcs percebem que a roda está totalmente interligada?

Pq tudo depende de outras coisas... de outros fatores...  de outras áreas...

- Preciso marcar alguns médicos: Meta 01 da Minha Lista - Passar nos Médicos
- Preciso perder peso: Meta 18 da Minha lista: Pesar Menos q 60 kilos
- Preciso relaxar: Meta 03 da minha lista - Meditar
- Preciso melhorar minha auto-estima: Meta 13 da Minha Lista: Cuidar da Aparência Física
- Preciso me mexer: Meta 19 da Minha Lista: Praticar Atividade Física

E por aí vai sucessivamente...

Espero melhorar minhas notas... e objetivo é chegar a pelo menos 75%, ou seja, muitas coisas precisam mudar pra alcançar as minhas metas, em outras eu já melhorei algumas coisas...
Então, pelo q eu entendi tudo gira em torno da Roda da vida.... o importante mesmo é buscar uma vida equilibrada...

Nenhum comentário:

Postar um comentário